Altas Habilidades: A educação personalizada como caminho.
- agenciaoje
- 24 de set.
- 2 min de leitura
Os modelos tradicionais de ensino nem sempre são suficientes para atender às necessidades educacionais de todas as crianças. Ao observar uma sala de aula, percebemos que cada criança possui facilidade em determinada área, enquanto outra pode ter uma forma de aprender totalmente diferente das demais. Isso nos mostra, de maneira clara, que cada criança é única.
Altas habilidades:
Quando falamos de crianças com altas habilidades, torna-se evidente a necessidade de adequar o projeto pedagógico. É comum que essas crianças encontrem dificuldades para acompanhar o processo regular da sala de aula, não por falta de capacidade, mas justamente pelo contrário: o conteúdo muitas vezes lhes parece simples ou até tedioso, já que apresentam facilidade de compreensão quando comparadas aos seus colegas.
Essa discrepância pode gerar desmotivação, desinteresse e até isolamento social, se não houver um acompanhamento adequado. Por isso, é essencial que o ensino seja adaptado, oferecendo desafios proporcionais às suas potencialidades, de forma a estimular o aprendizado e também o desenvolvimento socioemocional.
O que pode acontecer se não observamos essa criança?
Pense em um atleta talentoso que nunca recebe o treinamento adequado: suas habilidades podem se perder ao longo do tempo. Com crianças de altas habilidades, o princípio é o mesmo, sem orientação e estímulo corretos, o potencial corre o risco de ficar adormecido.
Reconhecendo o potencial
O primeiro passo é perceber que nem toda criança com altas habilidades se destaca em todas as matérias. Algumas brilham na arte, outras no esporte, algumas na liderança e outras no pensamento lógico. Esse reconhecimento vai muito além das notas escolares: envolve observar comportamentos, interesses e reações.
Por que a personalização é fundamental
Uma educação personalizada permite ajustar a complexidade, a velocidade e o formato das atividades para que elas estimulem a criança.

Na Escola Cresce Mayura Cordeiro, trabalhamos com metodologias que ajustam o nível de desafio para cada aluno, evitando que talentos sejam desperdiçados e, ao mesmo tempo, cuidando do lado emocional.
Aqui, possui uma coordenação de psicologia, que atua individualmente e em coletivo para buscar soluções para as crianças, família e professor.
Além disso, a escola propõe espaços de diálogo com os pais, através de reuniões com a direção pedagógica e palestras sobre o tema. Assim, transformamos o potencial em conquistas reais, melhorando não apenas as notas, mas também a confiança, o comportamento e as relações sociais da criança.



Comentários